quarta-feira, 22 de maio de 2013

Reflexão sobre o 1º workshop de origami

A realização do Workshop de Origami, no dia 11 de maio de 2013, foi satisfatório, foram atingidos alguns dos objectivos pretendidos, a sua realização mostrou me pontos positivos e outros que tem que ser melhorados. Os próximos workshops deverão ter uma maior divulgação,  entrar em contacto com diversas pessoas da comunidade de Setúbal, que poderão estar interessadas em realizar diferentes workshops.

Pontos Positivos:

  • Todos conseguiram desenvolver e chegar ao objectivo pretendido construir um objecto em origami, através das dicas e das imagens dos diagramas fornecidos, nas fichas técnicas de como construir determinado origami.
  • Curiosidade e interesse em aprender novas dobras, e novos origamis, mais complicados com níveis mais difíceis de elaboração.
  • Objectivos cumpridos quem realizou o workshop sentiu-se satisfeito com o que aprendeu.
Pontos a desenvolver:
  • Uma maior divulgação dos workshops: através de cartazes, via internet, escolas, lojas.  
  • Criar actividades para cada faixa etária e definir diferentes níveis.
  • Realizar novas fichas técnicas de diagramas de construção de novas dobragens em papel. 
  • Realizar uma apresentação da história do origami,  dobras básicas, dicas. 
  • Realização de amostras de diferentes origamis que fomentem a curiosidade em querer fazer mais.
  • Com o produto final elaborado fazer uma apresentação dos mesmos à comunidade.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

O QUE É O ORIGAMI?

Origami é a arte de dobrar papel. É uma arte milenar japonesa cujo nome ORIKAMI, significa dobrar papel: ori - dobrar; kami - papel. Quando juntas, o "k" é substituído pelo "g".
Transmitida de geração em geração entre os japoneses, desenvolveu-se de forma cativante. Mas hoje está  muito longe de ser uma arte exclusiva ou principalmente japonesa. Há adeptos em todo o mundo e inclusive, dobragens tradicionais do ocidente.
O Origami tem sua regra básica: folha de papel quadrado, sem cortes. Mas não são regras absolutas e há inúmeras dobragens fora deste esquema, mas trazem simplicidade e desafio à criação de modelos.
O Origami desempenha um papel muito importante no desenvolvimento intelectual da criança, uma vez que desenvolve a capacidade criadora, além de contribuir para o desenvolvimento da psicomotricidade.